Falar da cultura de um povo é falar das suas memórias, isto é, do seu passado, mas simultaneamente das suas vivências presentes e da forma como as mesmas se projetam no futuro.
A vida cultural em Castro Verde está repleta de tradições que se espelham nos hábitos e costumes, na gastronomia, no artesanato, no cante e no falar. O movimento associativo é muito rico e está, na maior parte dos casos, ligado à preservação das tradições. Existem, no entanto, outras coletividades e associações que centram a sua atividade em diferentes formas de arte, como a pintura ou a música e outras que têm como objetivo central o desporto e as atividades ao ar livre.
A União de Freguesias tem como objetivo principal dotar o movimento associativo das ferramentas logísticas e financeiras que permitam regularmente a sua atividade lúdica recreativa e desportiva, pelo que celebrou protocolos de colaboração com uma grande parte delas, e subsidia regularmente todas as que solicitam apoio.
Considerando a educação como um dos principais pilares da cultura de um povo, há que salientar os apoios e parcerias existentes entre a União de Freguesias e o Agrupamento de Escolas de Castro Verde. Apoio esse que vai muito para além das suas competências legais, disponibilizando matérias pedagógicos que proporcionem um ensino de qualidade, valorizando a escola publica, bem como a realização eventos em conjunto, como sejam o Natal das Escolas, desfilie carnavalesco, comemoração do dia da criança, de entre outros.